Bemol

Aos 70 anos Lojas Bemol iniciam nova fase com a computação em nuvem

Criada há sete décadas, em agosto de 1942 pelos irmãos Samuel, Israel e Saul Benchimol, em Manaus, como uma firma de representações comerciais, as Lojas Bemol se tornaram referência pela inovação nos negócios, contando hoje com 2.200 colaboradores, 15 lojas de departamentos no Amazonas, 2 em Porto Velho e 1 em Rio Branco, além de três centros de distribuição em Manaus, Porto Velho e Rio Branco, mais uma Loja Virtual, que posiciona a empresa como uma das mais modernas do norte do país e, por vários anos seguidos, apontada como a loja de departamentos mais lembrada pela população de Manaus.

A gestão dos negócios é caracterizada pela inovação, a partir da criação de inúmeros serviços ao cliente. Há mais de 40 anos a empresa também se destaca na exportação de produtos regionais como óleo essencial de pau rosa e bálsamo de copaíba dentre outros produtos nativos.

Ao completar seus 70 anos, a inovação é reafirmada a partir da adoção da plataforma Google Apps, destacando o seu ímpeto em abrir novos horizontes para uma companhia que sempre apostou na melhoria dos processos de negócios. Para tocar o projeto de mudança para novo ambiente, a companhia contratou a Dedalus, que também cuidou do plano de migração, capacitação das equipes e suporte.

Como o serviço de e-mail não estava mais acompanhando a evolução da companhia, apresentando uma série de problemas, desde a falta de inovação e flexibilidade para implantar novas funcionalidades, o departamento de TI viu na plataforma Google Apps a solução para resolver os problemas, e ainda dar um passo rumo à melhoria dos processos de comunicação e de colaboração entre as equipes.

França Bandeira, gerente de TI, conta que as Lojas Bemol usavam uma ferramenta de e-mail de grande marca de primeira linha, mas que estava defasada para acompanhar o crescimento da companhia. “As pessoas só podiam enviar e receber e-mail, não possuíam disponíveis recursos avançados como o Google Apps oferece e a aplicação ficava presa ao desktop. Além disso, ainda tinha problemas de performance”, destaca.

Com o novo ambiente de colaboração, as equipes passaram a usar mais os serviços de e-mail, passaram a usar o calendário e agora estão compartilhando muitos documentos vitais aos negócios, não só internamente, mas com os clientes também. “Outra novidade é o uso de pesquisas de satisfação, de marketing e intenção, trazendo uma economia de marketing importante”, comenta Bandeira. “Para a comunicação por videoconferência, as equipes passaram a usar o Hangout e muitas delas passaram a criar seus próprios web sites, inclusive o nosso departamento, que usa o Sites para pesquisas de satisfação da área de TI, que esse tornou uma grata rotina. Melhoramos a consolidação das informações de nossa área, que ficou muito mais transparente para o restante da empresa”, conta. “Outra demanda reprimida que foi resolvida foi o acesso aos e-mails no smartphone”, ressalta.

Na avaliação de Mauricio Fernandes, presidente da Dedalus, a mudança para o ambiente de mensageria e colaboração proporcionado pelo Google Apps transcorreu de forma tranquila. “A equipe de TI, os demais colaboradores das Lojas Bemol, juntamente com a direção da empresa, se mostraram muito abertos às inovações, acompanhando uma característica da empresa desde sua fundação.

Cadastre seu e-mail para novidades

Copyright 2016 Dedalus. Desenvolvido por Agência WEBi