Melhore sua experiência em nuvem: desapegue, confie e transforme

*Por Patrícia Mazzonetto

Diariamente surgem novos conceitos de tecnologia como Cloud Computing, Big Data e Analytics, IoT. Isso impacta, diretamente, a área de TI das organizações e faz profissionais de TI se reinventarem, frequentemente, para poder acompanhar todas essas tendências que invadem as empresas em uma velocidade cada vez maior.

Quando isso não acontece, novas ameaças começam a surgir. Entre elas, o que chamamos de Shadow IT, quando colaboradores da área de negócio começam a utilizar e contratar recursos e serviços de tecnologia sem o conhecimento da área de TI, sob a justificativa da necessidade de maior velocidade nas respostas e viabilização de projetos que atendam suas demandas de negócio. O resultado é que, em muitas ocasiões, acabam colocando em risco dados e informações do negócio e, até mesmo, a reputação da empresa pela falta de expertise na avaliação das soluções contratadas e dos possíveis impactos na operação.

Há muito tempo a área de TI deixou de ser operacional para se tornar fator crítico no sucesso dos negócios. Para que essa mudança na atuação se torne possível, é necessário que o profissional da área de TI se renove mais uma vez. Chegou a hora de olhar para tecnologia com visão de negócio e traduzir os benefícios em inovação para a operação como, por exemplo, aumento de receita, redução de custos operacionais, criação de novos produtos e canais de vendas e a utilização de ferramentas de inteligência de negócio para tomada de decisão em tempo real. Afinal de contas, em tempos de crise, isso pode significar o sucesso ou fracasso de uma companhia.

Mas como fazer isso com tantas solicitações no dia a dia? Como inovar e reduzir custo ao mesmo tempo? Como olhar para o negócio se minha formação é técnica? São tantas dúvidas que o melhor é ficar onde está, certo? Errado. 

Temos visto, com frequência, clientes que se reinventaram, baseado em vontade própria ou não. Após terem concluído esse processo, falam abertamente o quão importante esse movimento foi em suas carreiras e hoje são reconhecidos como parte do negócio da empresa.

Quando a decisão de passar a Gestão de Infraestrutura de TI para uma empresa especializada é tomada, uma grande mudança acontece e o profissional de TI deixa de atuar no operacional do dia a dia e passa a fazer a gestão de SLAs. Com isso ganha tempo e, muitas vezes, recursos do próprio time para se dedicar às demandas do negócio, sejam elas para analisar e viabilizar uma demanda ou proativamente, na criação de soluções que tragam diferencial competitivo à empresa.

Enquanto isso, seu ambiente de tecnologia é administrado, monitorado e gerido por experts que garantem a melhor arquitetura, fazendo com que a empresa pague apenas pelo que de fato precisa e utilize os recursos mais atualizados que oferecem também a melhor performance, em um ambiente sem riscos ou surpresas. Profissionais altamente capacitados e constantemente atualizados diminuem o tempo de go-to-Market, mantêm o ambiente de produção sempre funcionando e com resolução de problemas em tempo recorde.

Ao longo dos anos, atuando com Serviços Gerenciados, pudemos notar que a experiência do cliente com Cloud Computing, em geral, é expressivamente melhor quando ele tem um parceiro que o apoia durante toda sua jornada. Mas também percebemos que, para isso, é preciso que haja um movimento de desapego e confiança.

Neste momento podemos afirmar que o mercado brasileiro já está bem maduro com relação ao conceito e à utilização do modelo de computação em nuvem. Nós estamos prontos para auxiliar no universo da nuvem tão imprescindível para inserir sua empresa no cenário de transformação digital que estamos vivendo. 

E você, está pronto para praticar o desapego? Nós vamos te mostrar que merecemos sua confiança.

*Patrícia Mazzoneto é gerente de Marketing Sênior na Dedalus Prime

 

Outras notícias

Cadastre seu e-mail para novidades

Copyright 2016 Dedalus. Desenvolvido por Agência WEBi