Microsoft Ignite: consolidação de uma estratégia

*Por Eduardo Mendes

Mais de 50 sessões simultâneas com temas diferentes, todos os dias. Eu e mais dois colegas da Dedalus, Leonardo Aquino (gerente de Implementação) e Thomas Cezario (analista de Implementação) tivemos uma semana intensa e muito interessante do ponto de vista profissional. 

Os detalhes percebidos na maneira como tudo foi pensado, organizado e, principalmente, no conteúdo apresentado nas inúmeras palestras ratificam o fato de a Microsoft ser reconhecida como uma potência global no que diz respeito à tecnologia desenvolvida e serviços em cloud.
 
Desde o primeiro dia, com a apresentação de Satya Nadella, CEO da Microsoft, ficou clara a estratégia de tornar Cloud parte das organizações em todo o mundo: o objetivo é empoderar pessoas e organizações para que elas possam fazer mais e melhor. E, as frequentes mudanças que estão acontecendo, mostram a consolidação dessa estratégia. 

Ao longo dos dias, tivemos uma série de palestras técnicas, comerciais e cases para mostrar o amadurecimento da Microsoft. Os temas foram muito bem divididos como Modern Workplace, Data & AI, Applications & Infrastructures e Security, com exemplos de argumentos para levar o discurso de adoção da tecnologia aos clientes. A cada momento uma novidade. 

Em colaboração, a Microsoft tem difundido mais a utilização do Teams como ferramenta de integração das equipes nas empresas. Durante o evento, um dos anúncios de novidade feita pela empresa foi a substituição do Skype for Business pelo Microsoft Teams. Para isso, foram realizadas melhorias de integração da comunicação na ferramenta. Outra novidade é a previsão da Microsoft para, até 2020, os clientes utilizarem o Office instalado nas maquinas por meio de um login e não mais com chaves de instalação.  

O Dynamics 365 também teve sessões especificas para mostrar o poder da solução no gerenciamento do relacionamento com os clientes para estruturação dos negócios como, por exemplo, field services que traça a rota para otimizar as visitas diárias de um determinado profissional. Há também módulos que ajudam na gestão de recursos e finanças e permite, entre outras coisas, gerenciar as vendas de produtos.  

No Azure há várias novidades temos o lançamento do SQL Server 2017 para Windows, Linux e para Docker. Nas palestras, foram apresentadas maneiras de como transformar infraestrutura para serviços. Também há melhorias na segurança, incluindo o security center com as recomendações de estrutura e proteção para o ambiente cloud e ambiente hibrido. Na área de inovação, a Microsoft tem investido nos hardwares como surface e hololens e criou ofertas para indústria, finanças e educação. 

Um evento como esse, com uma ampla gama de conteúdo relevante acaba se tornando um grande desafio na administração de agendas. A experiência foi excelente, ao mesmo tempo, um alerta para nós que temos o desafio de entregar a tecnologia como solução aos nossos clientes. É preciso repensar a forma como divulgamos um produto ou tecnologia. E ter a visão de parceiros e cases de clientes nos ajudam com essas definições. 

*Eduardo Mendes é especialista em Soluções Microsoft na Dedalus 

Galeria de fotos – Equipe Dedalus Prime no Microsoft Ignite

Confira tudo que rolou no Microsoft Ignite: clique aqui 

Outras notícias

Cadastre seu e-mail para novidades

Copyright 2016 Dedalus. Desenvolvido por Agência WEBi