O esporte como escolha de vida

A empresária especializada em mídia e eventos de corridas, Eliane Verderio, via o esporte como modo de vida, nunca para competição ou para negócios. Gostava de saber tudo sobre a matéria, a parte fisiológica, treinamento, alimentação etc. Aos 20 e poucos anos, percebeu que a prática esportiva também prepara o corpo para muitas dificuldades. Foi assim que ela superou um problema de saúde e mudou muita coisa em sua vida: criou uma editora de revistas, conheceu Paulo Carelli, seu marido e também sócio na Iguana Sports, uma empresa que idealiza e organiza corridas urbanas.

O conhecimento adquirido por Eliane com o desenvolvimento de projetos multiplataformas envolvendo conteúdo, e-commerce e eventos, ao longo de sua carreira na área de Planejamento e Controle Financeiro em grandes grupos de mídia foi fator decisivo para o sucesso da empresa.

Hoje em dia, a Iguana Sports é uma referência no mercado de running, uma prática esportiva que cresce no Brasil e atrai muitos adeptos assíduos e também investimentos. A empresa tem as melhores marcas esportivas como clientes corporativos e oferece portfólio para todos os públicos, com grande destaque para as corridas femininas, um público que cresce bastante e motiva os seus companheiros e filhos a correrem também.

A Iguana Sports contabiliza mais de 100 mil Km de corridas em mais de 300 eventos que envolveram mais de 600 mil corredores, entre profissionais e amadores. A chegada do mundo digital começou a mudar a trajetória de negócios de Eliane. Ela vendeu sua primeira empresa, criou a atual, fechou títulos, criou um portal de conteúdo e também a plataforma My Sports, para a venda de inscrições em seus eventos. Ela nos conta um pouco desta trajetória e revela como a computação em nuvem irá contribuir para a nova fase de sua jornada.

Eliane VerderioDurante muito tempo publicamos revistas impressas com todo o conteúdo para manter nossos eventos e impulsionar as vendas. Estas publicações - W Run, The Finisher e Yoga Journal - deram origem ao portal Sua Corrida, que é aberto e funciona como ponto de partida para o relacionamento com os nossos atuais e futuros clientes, ou seja, aqueles que venham a participar de nossas corridas e que tem potencial de realizar a compra online das inscrições. 
Não fazia mais sentido ter as revistas impressas, porque a procura por elas havia caído bastante. O fechamento ocorreu em 2013 e desde então investimos muito na plataforma digital para o nosso negócio, porque o universo online é muito mais dinâmico. O conteúdo continua sendo muito relevante, mas as pessoas estão se informando mais pela Internet, pelos aplicativos móveis, o que nos leva a um caminho sem volta. Também temos um canal direto com as mulheres, que estão cada vez mais participando das corridas e representam 50% dos nossos clientes. Outro diferencial são as provas acima de 10km que priorizam a evolução nas distâncias e atendem a diferentes objetivos e perfis de corredores.

Atmosfera DedalusNota-se que o mundo digital não tem volta. O que motivou buscar a computação em nuvem?
Eliane VerderioBom, nós sempre trabalhamos com servidores em nossas instalações e você vai identificando a necessidade de se ter mais segurança, maior disponibilidade, menor investimento em máquinas, mais qualidade e velocidade no trânsito das informações do e-commerce com os clientes e também a necessidade de se ter uma nova plataforma digital de comunicação com esses clientes. Começamos a estudar a computação em nuvem e como esse modelo poderia contribuir com a nossa evolução. Por exemplo, sabíamos o movimento que teríamos que fazer, conversamos com outras empresas que já estão na nuvem e aí tomamos a decisão de, realmente seguir este caminho, também para se ter capacidade para atender o volume de vendas esperado para a Black Friday.

Atmosfera DedalusNa Black Friday?
Eliane VerderioSim, vendemos muito na Black Friday. Participamos nos anos anteriores e tivemos bons resultados. Então, o e-commerce tem que suportar o volume de acesso para vendas, por isso a mudança para a Cloud também visa garantir a alta disponibilidade e segurança na venda dos clientes.

Atmosfera DedalusVocê destacou algumas vezes a segurança como um dos fatores principais para esta mudança. Você teve algum problema com isso? O que chamou a atenção para este ponto?
Eliane VerderioNunca tivemos um caso, mas é um tema ao qual devemos estar sempre atentos. Como também estamos crescendo muito, é bom cuidar com carinho da segurança para não ter problemas depois. Ter uma ação preventiva. Não vamos esperar acontecer para tomar esta decisão. Outra coisa é que identificamos algumas falhas no backup e isso nos direciona a buscar um ambiente mais seguro também neste tema.

Atmosfera DedalusComo chegaram à definição por Amazon Web Services e Dedalus Prime?
Eliane VerderioEm nossa pesquisa no mercado, apuramos que a melhor provedora de Cloud é Amazon Web Services (AWS). A Dedalus Prime entra no projeto por ser considerada a parceira da AWS que se apresenta como a mais adequada para atender a um projeto deste nível e porque ela já se mostrou capacitada pelos projetos que conduziu. Contatamos a Editora Globo, que também está na AWS, conversei com o gerente de TI, e fechamos com AWS.

Atmosfera DedalusComo vai ser a participação da Dedalus?
Eliane VerderioTomada a decisão começamos a analisar melhor as nossas necessidades. Outro ponto que consideramos para decidir é que a gente tinha uma parte no site e sistema de inscrições em um lugar, em um fornecedor, outras aplicações em outros dois fornecedores. Então optamos pela consolidação na AWS. A Dedalus irá nos ajudar na migração, que já está em andamento. A primeira parte a migrar inclui os sites e o e-commerce, para a Black Friday que venderá eventos de 2016. E como os nossos eventos vêm crescendo, esperamos mais vendas também. Por isso temos que garantir a infraestrutura para isso.

Atmosfera DedalusA migração também inclui Microsoft Office 365?
Eliane VerderioSim, com o objetivo de melhorar o serviço de e-mail. Serão 30 contas de usuários e nossa expectativa é muito boa, porque teremos este serviço também na nuvem sem as limitações comuns de quando usado no servidor local. Estamos muito otimistas e trabalhando para as novas mudanças. 

Outras notícias

Cadastre seu e-mail para novidades

Copyright 2016 Dedalus. Desenvolvido por Agência WEBi