O que é Cloud Computing?

Há muitos conceitos em torno da tecnologia em nuvem, mas pouco entendimento e definição real. E entender o que é Cloud Computing é uma das premissas básicas antes da adoção da tecnologia nas empresas. Em uma definição didática pode-se dizer que a nuvem é o uso de recursos de infraestrutura, plataforma e software que rodam remotamente, podem ser acessados pela internet e o custo varia conforme a demanda. Por trás disso tudo, está a nuvem, onde ficam pilhas e pilhas de tecnologia”.

Basicamente, há uma divisão em três camadas na nuvem: infraestrutura, plataforma e software tudo no modelo “as a service”(“como serviço”, em português), o que significa custo sob quantidade de uso. O mercado que mais cresce é o de infraestrutura (IaaS), e a explicação é simples: é fácil trazer algo que está em um servidor físico para nuvem. Já software (SaaS) tem crescido bastante também, especialmente com serviços já padronizados como e-mail, videoconferência, CRM, ERP, etc. Há bem pouco tempo, não se imaginava ter um ERP rodando na nuvem e hoje, não só é real, como é possível ter o sistema compartilhado e cada um utiliza uma versão customizada.

A liderança do mercado de SaaS está com Google, Microsoft (Azure) e AWS. Quando o assunto é IaaS, os líderes são AWS e Microsoft (Azure).

 Pelo fato de o consumo e custo variarem conforme a demanda, Cloud tornou acessíveis tecnologia sofisticadas (BI, IoT, Big Data, etc) que antes só eram possíveis a empresas com grandes investimentos em TI feitos antecipadamente

Cloud é considerada a maior revolução no setor de tecnologia dos últimos anos. Foi um grande salto do mercado de TI para algo que vem adiante: a transformação digital das empresas, que está diretamente ligada ao uso da nuvem, já que ao usar cloud a área de TI pode focar em uma estratégia eficiente para o negócio da empresa.

Outras notícias

Cadastre seu e-mail para novidades

Copyright 2016 Dedalus. Desenvolvido por Agência WEBi