iCarros

iCarros comemora 5 anos e vai para a computação em nuvem da Amazon Web Services

Criado em 2007 para ser um dos principais portais de classificados de veículos, o iCarros – uma empresa do Itaú – possui mais de 12 milhões de visitas por mês, conta com cerca de 10 milhões de clientes cadastrados que acessam em torno de 100 mil ofertas de carros no Brasil. Por mês são muitas transações realizadas entre vendedores e compradores de automóveis, caminhões e motos, além de publicar anúncios direcionados aos seus usuários.

O grande volume de acesso a dados exige elevada capacidade de processamento e disponibilidade do serviço aos usuários, que necessitam respostas rápidas na inclusão e consulta de veículos para venda e compra, pesquisa de preços de vários modelos e outras informações do mercado. Além de acesso às mais de um milhão de imagens, o que demanda alta capacidade de banda e processamento ilimitado do serviço de hospedagem do site.

Também é grande o volume de interatividade e de troca de dados entre os usuários durante a realização de seus negócios. Até a contratação da Dedalus para a migração para os servidores da Amazon Web Services (AWS), o portal sofria muito com sobrecarga de acesso em várias ocasiões. Até mesmo quando o usuário necessitava ver uma foto de veículo carregada, mas ela demorava muito para ser exibida. “Agora, o download da imagem é muito mais rápido, instantâneo”, conta Caetano Vendramini Neto, gerente de TI da empresa.

Do ponto de vista de negócios, Vendramini Neto ressalta que os serviços AWS garantem a iCarros a segurança para iniciar um novo serviço no site quando desejar. “Não só pela praticidade, mas também porque não estamos mais presos a um contrato de longo prazo. Agora, a gente usa quanto quer e paga somente pelo que foi utilizado. Fora isso, a escalabilidade e o poder computacional da AWS são muito grandes. Do ponto de vista técnico, o serviço é muito confiável e seguro. As métricas fornecidas também não são fáceis de achar em outro fornecedor do mercado. As informações sobre performance de hardware e de todas as instâncias são confiáveis e precisas, sendo utilizadas”, destaca.

No novo ambiente em cloud computing, a iCarros utiliza o S3 (Amazon Simple Storage Service) para hospedar a versão original de todas as imagens utilizadas no site, incluindo fotos de matérias produzidas pela equipe de redação, imagens de modelos de veículos, fotos dos anúncios, entre outras. O S3 também é utilizado para gravar todas as estatísticas de navegação no site.

No EC2 (Amazon Elastic Compute Cloud) é hospedado um proxy reverso e um processador de imagens que busca a versão original no S3 e a redimensiona para diversos tamanhos predefinidos. Com esta instância é possível entregar todos os javascripts, CSSs e imagens utilizadas no site matriz.

O Amazon Elastic Map Reduce (Amazon EMR) é utilizado para processar estatísticas de utilização do site e disponibilizá-las via web service para os sistemas de gestão. Os dados de performance são armazenados a todo minuto no S3 e são utilizados o Hadoop, Pig e HBASE para ler esses arquivos e sumarizá-los de diversas formas, de acordo com o interesse da iCarros. Um web service que roda nas instâncias do Amazon EMR, que disponibiliza esses dados sumarizados para os sistemas de gestão.

Mauricio Fernandes, presidente da Dedalus, comenta que o principal benefício que a AWS proporciona a iCarros é a garantia do poder computacional e infraestrutura elástica, capaz de garantir a criação de novos serviços, sem a preocupação de não obter a resposta necessária. “O patamar de eficiência obtido é compatível com uma companhia que faz parte de um dos maiores grupos financeiros do mundo e que está acostumado a exigir eficiência das soluções tecnológicas contratadas, visando garantir a qualidade do serviço entregue ao seu cliente”.

 

Cadastre seu e-mail para novidades

Copyright 2016 Dedalus. Desenvolvido por Agência WEBi