Netdente

Netdente nasceu na nuvem, mas foi com Amazon Web Services que conseguiu crescer

Depois de passar por uma fase conturbada, o software de gestão de clínicas odontológicas agora possui a alta disponibilidade necessária para atender aos seus usuários

O Netdente é um sistema de gestão de consultórios odontológicos que nasceu na nuvem, mas quando o número de usuários passou dos 100 ele precisou mudar para um ambiente de computação em nuvem real para garantir a sobrevivência do negócio, que correu sérios riscos com a falta de resposta rápida assim que o servidor começou a não suportar o crescimento do número de usuários. O provedor não dava a resposta rápida necessária nem garantia a disponibilidade exigida por um software em Cloud. O problema só foi resolvido quando a empresa migrou para a nuvem da Amazon Web Services com a Dedalus Prime e assim pode executar seu plano de crescimento.

O Netdente oferece duas versões: uma para consultórios com poucos dentistas e outra para clínicas maiores que necessitam de recursos como banco de dados avançado e possibilidade de contratação de servidores exclusivos. Em ambos os casos a alta disponibilidade é vital para que os dentistas possam ter todas as informações do paciente em tempo real no momento do atendimento, sem riscos de queda da aplicação. Por isso, a computação em nuvem foi levada em conta na criação do Netdente, por ser um ambiente de alta disponibilidade e necessitar oferecer suporte 24 horas e apoio profissional que garanta entregar um sistema eficiente para o cliente.

A mudança para AWS aconteceu em duas etapas: a primeira pela equipe de TI da Netdente - com apoio de uma pequena empresa de consultoria - e a segunda com a Dedalus Prime, que também ficou responsável por preparar um plano de futuro, para garantir a evolução segura do ambiente AWS e evitar as limitações dos primeiros anos.

“A opção pela AWS se mostrou acertada devido ao seu histórico de boa qualidade e alta disponibilidade oferecida a grandes clientes. No entanto, o projeto ainda apresentou limitações operacionais de nossa parte porque contávamos apenas com o apoio da empresa de um amigo que não estava preparada para projetos maiores, em constante evolução, então não foi capaz de atender aos chamados de suporte 24/7 e não conseguiu apresentar um plano de evolução dentro do ambiente AWS, que garantisse a confiabilidade e segurança necessárias para aplicar o nosso plano de crescimento. Isso nos levou a contratar a Dedalus”, conta Gustavo Castro, diretor da Netdente. “Como queríamos um projeto que levasse em conta o crescimento contínuo a logo a prazo, a Dedalus também ficou responsável por esta parte”.

A parceria com a Dedalus começou com a contratação do plano pré-pago que ela oferece para os serviços AWS, o que propiciou à Netdente realizar sua experiência com o novo parceiro à frente do projeto. “Isso nos permitiu avançar aos poucos para a migração definitiva e a partir da contratação de um ambiente que foi crescendo. O planejamento foi sendo cumprido, o que nos deu confiança e maior comodidade na condução do projeto. Inicialmente migramos os bancos de dados e depois, aos poucos, foram 10 clientes, depois outros 10 e assim por diante”.

A vantagem de contar com um parceiro como a Dedalus é destacada por Gustavo Castro pelo fato dele ter passado por um longo período de estresse para garantir subir um novo servidor e um novo banco de dados em meia hora depois da queda daquele que estava em operação. “Chegamos a ter um plano de otimização de recursos redundantes aqui que nos permitia resolver o problema em meia hora. A situação era desgastante porque tínhamos que fazer sozinhos, sem alguém para ajudar. Hoje temos a Dedalus, mas também este tipo de coisa não ocorre mais. Com a Dedalus conseguimos a confiabilidade para atender ao nosso cliente e poder crescer”.

Do lado da AWS, o executivo destaca que é importante contar com um provedor que ofereça as ferramentas que permitam identificar problemas e resolvê-los. “Quando o problema surge a gente fica sem saber de onde ele vem. Sem ferramentas de acesso às aplicações no servidor fica difícil identificar o problema. Você não sabe se ele está na aplicação ou no servidor. Com a Amazon Web Services é fácil identificar porque ela fornece as ferramentas para isso. Além é claro de ter um parceiro como a Dedalus que possui uma equipe capacitada para dar apoio. Em boa parte dos provedores esta estrutura e apoio não existem. Depois que mudamos para a Amazon Web Services não sofremos mais com as quedas constantes. Com a Dedalus a resposta de suporte é rápida, com ferramentas melhores, com amplo acesso aos servidores e outros recursos e serviços adicionais, conclui.

Cadastre seu e-mail para novidades

Copyright 2016 Dedalus. Desenvolvido por Agência WEBi