Pasta do Professor

Dedalus Prime garante alta disponibilidade com Amazon Web Services para Pasta do Professor

Migração para nuvem veio com o crescimento do negócio e as constantes quedas no antigo datacenter

Com o aumento do tráfego de informações para conectar aluno, professor, escola, ponto de venda, editora e universidades, os administradores da Pasta do Professor sentiram a necessidade de melhorar a infraestrutura de datacenter. Segundo Wallace Garcia, coordenador de TI do projeto, o modelo tradicional utilizado não acompanhou o crescimento das necessidades do negócio e do número de acessos previstos com a ampliação do serviço.

A Pasta do Professor surgiu com a proposta de comercialização do conteúdo fracionado dos livros criada pela Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR), em parceria com um grupo de editoras. A iniciativa veio como uma alternativa àquela famosa “pasta de professor” com partes ou capítulos de livros adotados pelos docentes nas faculdades. Como a cópia reprográfica – mais conhecida como “xerox” – é ilegal, as lojas – papelarias e livrarias - que fazem a impressão do material são credenciadas como ponto de vendas e as impressoras são homologadas para atender às exigências de qualidade do projeto. Os conteúdos impressos incluem uma marca d'água com o nome do aluno e também do ponto de venda, com a finalidade de garantir o caráter pessoal e intransferível do material adquirido por meio da plataforma.

A computação em nuvem atua como o ambiente tecnológico para o armazenamento e entrega de conteúdo fracionado dos livros para os pontos de venda realizarem a impressão a partir de arquivo digital criptografado (para garantir a segurança e impedir que ele seja manipulado ou desviado para impressão não autorizada). A Pasta do Professor disponibiliza o material em tablets e, com isso, a computação em nuvem adquire maior importância.

A escolha da AWS se deu pela liderança da marca no mercado de computação em nuvem no Brasil, possibilidade de pagar pelo uso, elasticidade, escalabilidade, alta disponibilidade e os recursos avançados. “Muito diferente de um datacenter tradicional, que não oferece esta flexibilidade toda e, além disso, exige carência mínima por um período longo”, avalia Garcia.

Como parte da estratégia de adoção da nuvem AWS, a equipe de TI da Pasta do Professor preferiu contar com um parceiro tecnológico para cuidar da gestão do ambiente e dos serviços. “Poder contar com uma empresa como a Dedalus para a gestão e acompanhamento do projeto atendeu à nossa necessidade e se mostrou a melhor decisão”, avalia Garcia.

Os serviços contratados pela Pasta do Professor são o Amazon EC2, que fornece capacidade de computação redimensionável na nuvem, e Amazon S3, que oferece infraestrutura de armazenamento escalável e de baixa latência. A Dedalus ficou responsável pela gestão do ambiente AWS e suporte. “O atendimento é qualificado e agora contamos com o preparo dos especialistas da Dedalus e sua flexível maneira de atuar diante de novos desafios e ocorrências, com pessoal exclusivo para cada tipo de atividade: atendimento, suporte, implementação, monitoramento”, conta Garcia.

Outro fator determinante para a mudança foi a constante queda nos servidores de datacenter. “A manutenção em geradores levou à queda do serviço durante um final de semana inteiro que não foi percebido pelo nosso fornecedor”, destaca. O executivo acrescenta que o processo mostrou que serviço de datacenter não é nuvem. “Nuvem vai além da uma simples infraestrutura restrita e limitada de armazenamento de hospedagem. Nuvem é inovação, flexibilidade, escalabilidade e alta disponibilidade. No final, ganhamos tudo isso como resultado da migração e, para o futuro, vemos os nossos projetos em crescimento e com elevada capacidade de entrega aos nossos usuários”, sentencia Garcia.

Em 2014, a Pasta do Professor passou a integrar a Minha Biblioteca, um consórcio formado pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil – Grupo A, Grupo Gen–Atlas, Manole e Saraiva – que oferece às instituições de ensino superior uma plataforma para conteúdo técnico e científico de qualidade pela Internet, facilitando acesso aos estudantes a milhares de títulos acadêmicos de diversas áreas de especialização: direito, ciências sociais aplicadas, saúde, entre outras.

Cadastre seu e-mail para novidades

Copyright 2016 Dedalus. Desenvolvido por Agência WEBi