Paulitec

Migração para Google Apps elimina os problemas de comunicação e permite à empresa ampliar a colaboração

A construtora Paulitec é conhecida por sua atuação destacada em projetos de alta complexidade nas áreas pública e privada, envolvendo edificações e recuperação, projetos para o meio ambiente e transportes, manutenção predial e rodoviária, pavimentação, recuperação e construção aeroportuária e portuária, em vários pontos do país. Na área de serviços, a empresa atua em incorporações e concessões.

O projeto de computação em nuvem começou a ser pensado na companhia depois que o seu serviço de e-mail começou a apresentar uma série de problemas recorrentes, mostrando-se incapaz de oferecer a estabilidade necessária para uma companhia em crescimento e que necessita de comunicação eficaz e rápida entre as equipes, parceiros e clientes. O serviço de e-mail era tão ruim que a empresa chegou a ser enquadrada como “emissora de spam”, e não foram raras as vezes em que enfrentou problemas com a segurança dos dados críticos de negócios devido às falhas do sistema anterior.

Ao estudar a possibilidade de migrar para uma solução que pudesse resolver a situação, os responsáveis por TI não esperavam que a plataforma Google Apps pudessem oferecer muito mais que um serviço básico de mensageria. Além de eliminar o gargalo na comunicação interna, a Paulitec percebeu inúmeras outras vantagens que nunca haviam sido consideras com o serviço de e-mail tradicional, on premise, e que se resumia, na verdade, no envio e recebimento de mensagens eletrônicas e arquivos anexados – “Isto, quando o servidor funcionava”, ressalta Luís Fernando Silveira, gerente de TI e responsável pelo projeto de migração para o novo ambiente em nuvem.

Agora, na Paulitec não é só o serviço de e-mail que funciona. Hoje é possível compartilhar agenda de compromissos, contatos, documentos em nuvem a partir dos computadores de mesa, notebooks e smartphones. A diretoria e as equipes chaves se sentem seguras no compartilhamento de informações sobre seus projetos.

“Na verdade, eu só posso tecer elogios à plataforma Google Apps. Criamos uma rotina para usufruir os novos recursos, pois estávamos muito amarrados às estações de trabalho e a sistemas tradicionais. A mobilidade proporcionada pelo novo ambiente em nuvem mudou seguramente os procedimentos da companhia e deu à área de TI uma tranquilidade muito grande. Os serviços da Dedalus também devem ser enaltecidos, pois o suporte oferecido é imediato e muito correto, sendo que a velocidade de retorno e atendimento é muito alta. A gente, é claro, fica muito tranquilo com isso”, comenta Silveira. “Agora temos economia de equipamentos e sistemas, não necessitando mais de um servidor de e-mails, antivírus para e-mail e antispam”.

Para Mauricio Fernandes, presidente da Dedalus, a migração da Paulitec para o Google Apps reafirma o impacto devastador sobre as antigas rotinas das empresas no ambiente de negócios. “Depois que se descobre o grande benefício que a plataforma Google proporciona, com destaque para a inovação a partir da colaboração em nuvem, fica muito difícil imaginar, nos dias de hoje, uma companhia voltar ao passado, do qual o antigo serviço de e-mail insistia em não sair. As empresas estão descobrindo todo o potencial que o novo ambiente em computação em nuvem pode oferecer para os negócios. Além disso, com forte redução em seus custos operacionais”.

Cadastre seu e-mail para novidades

Copyright 2016 Dedalus. Desenvolvido por Agência WEBi