Serviços Gerenciados proporcionam uma experiência de nuvem completa ao portal Metrópoles

O Metrópoles é um portal de notícias do Distrito Federal que está no ar há dois anos. Inicialmente, a proposta era cobertura jornalística local, mas a abrangência aumentou rapidamente e junto, a demanda por conteúdo mais diversificado.  Neste pouco tempo de operação, o Metrópoles alcançou a marca de acesso de 110 milhões de pageviews e 14,5 milhões de visitantes únicos contabilizados em outubro de 2017. O trabalho da equipe, em sua maioria jovem, rendeu prêmios nacionais e internacionais ao portal. Entre eles Prêmio MPT de Jornalismo 2017 - “Ossos do ofício: a rotina cruel dos trabalhadores de frigoríficos“; CNH de Jornalismo Econômico - A reportagem “Avisa quando chegar — O assédio que paralisa as mulheres”; CNT (Avisa quando chegar — O assédio que paralisa as mulheres); CNI, na categoria Centro-Oeste (O despertar do Centro-Oeste para a revolução industrial); Abracopel (Distrito Federal registra alta nos acidentes elétricos em 2016); Troféu de melhor site (2016) e Melhor Cobertura de Brasília (2017), segundo o Prêmio Engenho de Comunicação; Premiação concedida pela Society for News Design (Sociedade do Design de Notícias, em tradução livre), organização internacional que apoia profissionais da imprensa.

Antenado às tendências do mercado e com o intuito de manter a proposta inovadora do site, a concepção do Metrópoles já aconteceu na nuvem AWS por seus idealizadores entenderem que era o provedor de cloud que melhor atenderia às necessidades de escalabilidade e disponibilidade naquele momento. O rápido crescimento levou à demanda por novos serviços de tecnologia. O grande desafio da equipe de TI do Metrópoles estava em ter à disposição os recursos mais avançados da AWS aplicados em sua infraestrutura que atendessem, principalmente, às variações de picos de acessos e garantissem a segurança do ambiente. 

Na opinião do gerente de Tecnologia do portal, Allan Rabelo, era necessário melhorar a experiência em nuvem. “Sentíamos que não eram aplicados os recursos mais avançados da AWS no nosso ambiente. Havia soluções na AWS que o Metrópoles precisa usar, mas não eram ofertadas, ou seja, nosso uso de cloud não estava acontecendo de maneira a atender nossa necessidade e expectativa. Nossa demanda era por um especialista que olhasse para a nossa infra e fizesse ações proativamente. Precisávamos de serviços gerenciados e não apenas de serviços de suporte”, afirma. Rabelo também relata que problemas com segurança eram recorrentes. 

Neste momento começou a busca do Metrópoles por uma empresa especialista em cloud com a expertise de executar a gestão completa e proativa do ambiente, o verdadeiro conceito de nuvem gerenciada. 

Mediante análise e conversa com vários parceiros AWS, a proposta de serviços gerenciados, a qualificação da equipe e o histórico junto à AWS foram decisivos para a escolha da Dedalus. “Com a virada de chave para a Dedalus, tivemos um enorme salto em qualidade dos serviços prestados. Hoje conseguimos ter acesso ao que a Amazon Web Services tem de mais moderno. O time da Dedalus sempre nos oferece todas as tecnologias e recursos que garantem tranquilidade para a nossa equipe interna, permitindo que o nosso foco esteja voltado para a estratégia, já que o nosso departamento tem como premissa ser um apoiador para as demais áreas da empresa com o intuito de promover a geração de negócios”, comenta. 

Os problemas de indisponibilidade do ambiente por inadequação de máquinas foram eliminados com a atuação da Dedalus. “O processo de auto scaling foi automatizado pela Dedalus. Hoje temos estruturas distintas rodando em diferentes períodos do dia, sempre de acordo aos nossos picos de acesso. Esta ação nos permitiu fazer uma economia financeira real de mais ou menos 15%. Por consequência, não temos mais problemas com estabilidade”, destaca. 

Os processos de segurança também foram aprimorados. As ações da equipe de especialistas da Dedalus na gestão do ambiente são executadas proativamente. “Não há necessidade de acionar a Dedalus para ‘apagar incêndios’. Quando eventualmente acontece uma intercorrência, chega para a nossa equipe já solucionada”, enfatiza. 

A direção do Metrópoles apostou em criar um forte time de TI focado no desenvolvimento de novos produtos e na construção de ferramentas para apoiar às demais áreas. “Temos trabalhado muito na integração da área de tecnologia com a de negócios, buscando sempre o crescimento de acesso e, consequentemente, volume de business. A equipe de TI funciona exatamente como um apoiador estratégico dentro do portal, dando suporte para favorecer a tomada de decisão”, relata. 

Experiente no segmento de TI, Rabello acredita que cloud tem cumprido seu papel de otimizar custos de infraestrutura e promover a democratização do uso de tecnologia. “Com a Dedalus, nós vivenciamos uma experiência completa em nuvem e já conseguimos vislumbrar o futuro”, completa.

Cadastre seu e-mail para novidades

Copyright 2016 Dedalus. Desenvolvido por Agência WEBi