T4F - Time for Fun

Time for Fun reafirma confiança na Cloud com Amazon Web Services

A Time For Fun é a empresa líder no mercado de entretenimento ao vivo na América do Sul e a 4ª maior do mundo em receita de bilheteria bruta em 2011, conforme pesquisa da Billboard e segundo ranking da Pollstar de 2008 e 2009. A T4F é a única empresa no mercado sul-americano que atua no segmento de entretenimento ao vivo de forma diversificada e verticalizada. Segundo dados publicados na revista Pollstar em janeiro de 2013, dentre as 5 maiores turnês de artistas realizadas no mundo em 2010, 3 foram promovidas pela empresa nos territórios onde opera. Além disso, de acordo com outra publicação da revista, a empresa possui 3 das 35 maiores casas do mundo em termos de ingressos vendidos em 2011. A empresa Foi eleita como Top International Independent Promoter pelo Billboard Touring Awards de 2012, 2010 e 2009. Foram vendidos mais de 2,7, 3,0 e 2,9 milhões de ingressos em eventos promovidos nos anos de 2012, 2011 e 2010, respectivamente. Possui operações no Brasil, Chile e Argentina nos segmentos de Música ao Vivo, Eventos Familiares e Teatro e Eventos Esportivos, e abriu seu capital na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) em abril de 2011.

Para a divulgação e comercialização dos ingressos, a empresa sempre cria um hotsite específico para cada evento, que geralmente recebe centenas de milhares de visitas até a realização do evento, com grandes picos de acessos. Para garantir a alta disponibilidade dos hotsites e dos serviços aos clientes e evitar a sobrecarga e queda dos servidores, a companhia contratou a Dedalus para migrar todos os sites para a Amazon Web Services, AWS.

Esta mudança simplificou o trabalho de divulgação e gestão dos hotsites, porque a centralização dos sites em um único provedor eliminou a existência de muitos contratos com provedores diferentes, que ofereciam respostas bem diversas para a necessidade de alto desempenho e disponibilidade da Time for Fun.

“Para promover e realizar um evento necessitamos de um canal de comunicação forte e eficiente, envolvendo web site, página no Facebook, e-mails, etc. Então, a equipe de marketing recebia essa demanda e, durante o tempo do evento, colocava tudo isso em vários serviços de hospedagem por meio de agências contratadas para esta finalidade. Como tínhamos diversos conteúdos, chegamos a ter 12 contratações de hospedagem em lugares diferentes. Com isso, enfrentamos muitos problemas. Aí, percebemos que precisávamos de uma estrutura robusta, escalável para hospedar os hotsites em um só lugar. Outro exemplo das dificuldades enfrentadas, é o site de cadastro de atores interessados em fazer testes para apresentações, como os da Broadway, que são contratados aqui no Brasil: este site caia sempre”, conta Leandro Xavier, coordenador de TI da Time For Fun”.

Os números da Time for Fun são expressivos e dão um quadro das necessidades da companhia na gestão dos hotsites: em 28 anos de atuação, a empresa contabiliza mais de 14 milhões de ingressos vendidos, pela Ticketmaster, Ticketek e Tickets for Fun, unidades de negócios do Grupo, que é composto por três empresas: Vicar Promoções Esportivas, Aurolights (iluminação e som) e Tickets for Fun (venda de ingressos para eventos próprios ou de terceiros). A companhia, que também possui filiais no Chile, Argentina, está com uma expansão em andamento para outros países da América do Sul. No Brasil possui quatro casas de shows: Credicard Hall (São Paulo), Teatro Renault (São Paulo), Citibank Hall (Rio de Janeiro) e Chevrolet Hall (Belo Horizonte). Além disso, para garantir toda esta operação, a Time for Fun dispõe de uma infraestrutura que envolve toda a cadeia de entretenimento, desde a promoção dos shows, passando pela operação de casas de espetáculos, venda de tickets, operações de alimentos e bebidas, além de merchandising.

“Por isso necessitamos de alta disponibilidade”, reafirma Xavier, “e começamos a conversar com a Dedalus em agosto do ano passado, fechando contrato em outubro e começamos fazer as implementações. Foi um processo gradual, porque tínhamos muitos hot sites e fomos migrando aos poucos. Em apenas um mês conseguimos fazer toda a migração. Um sucesso. Outra vantagem foi a satisfação de SLA: Antes, eu levava horas para falar com o suporte, as vezes não conseguia, tinha que falar com a gerência e tudo mais e isso demorava uns dois dias. Com a AWS e a Dedalus nunca tive problemas de SLA”.

 

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