Uatt?

Uatt? pavimenta seu caminho na computação em nuvem

A Uatt? – do inglês “what?”, que significa “o que?” -, marca de presentes e itens decorativos que tem como objetivo surpreender, divertir e emocionar as pessoas com seus produtos. Finalista no Prêmio Empreendedor do Ano 2013, da Ernst & Young Terco, também recebeu o Selo de Excelência em Franchising pela ABF nos últimos dois anos e anunciou a expansão internacional com participação em feiras importantes do setor, como a de Nova Iorque (EUA) e de Frankfurt (Alemanha). Esta expansão impulsionou a empresa a resolver um dos maiores problemas internos: a comunicação por e-mail, que apresentava inúmeras deficiências e buscar um serviço de hospedagem para o site de e-commerce B2B internacional.

Esta necessidade de garantir alta disponibilidade dos serviços de mensageria e do e-commerce B2B internacional motivou a Uatt? a buscar o apoio da Dedalus no estudo de viabilidade e execução de um projeto que atenderia aos requisitos do negócio da empresa.

Para a mensageria, colaboração, armazenamento de documentos e mobilidade em nuvem optou pelo Google Apps. Já no caso de hospedagem dos projetos de B2B, a escolha foi pela Amazon Web Services.

O primeiro passo foi trocar o servidor de e-mail, que não oferecia a estabilidade necessária, uma vez que a empresa era afetada diariamente por erros no envio de mensagens na divulgação das ações de marketing. Com o Google Apps,  ganhou controle e melhorou a gestão dos serviços de e-mails. Uma das fragilidades superadas foi a de sempre saber quais deles eram enviados, recurso precário na plataforma anterior, que era instalada localmente e com muitas limitações.

Além de solucionar os problemas de e-mail, a Uatt? foi beneficiada pelos demais recursos da plataforma Google: o Drive, para compartilhamento e armazenamento de documentos e outros arquivos, a Agenda, para organizar as atividades das equipes e também o uso das salas de reunião e o Hangout para reuniões online, reduzindo custos e tempo com deslocamento de equipes.

Quanto ao impacto do Google Apps na área de Tecnologia da Informação, os relatos envolvem o aumento do controle e verificação de status do envio de e-mails, criação de bloqueios do recebimento de mensagens de domínios específicos, monitoria de arquivos compartilhados e gestão de permissão de usuários aos serviços Google Apps. A utilização do Hangout trouxe redução de custos com a diminuição do número de viagens, treinamentos, entre outras tarefas. Com o Google Plus a empresa criou uma rede corporativa para potencializar a comunicação e redução de custos com envio de material promocional tradicional.

O segundo passo foi contratar os serviços da Amazon Web Services para o B2B internacional. O que surpreendeu a Uatt? foi a velocidade com que o projeto foi concluído: em poucos dias, o novo e-commerce já estava operando sem qualquer problema e com total disponibilidade dos serviços. Tanto que o passo seguinte será levar os demais sites de B2B e B2C para o novo ambiente AWS.

André Dias, Analista de Redes da Uatt? acrescenta outros progressos com a migração para a computação em nuvem da AWS e dá mais detalhes sobre a participação da Dedalus: “A Dedalus quem nos indicou o melhor cenário para atuar com AWS e, juntamente com a nossa agência digital, a Tiki Webmonsters – que cuida das campanhas de Marketing, o aproveitamento dos recursos AWS é excelente. Antes tínhamos um servidor instável para estes três ambientes. Após uma análise minuciosa, a Dedalus sugeriu uma arquitetura separando os servidores, sendo a responsável por cuidar da gestão do ambiente e da administração dos serviços AWS”, conclui.

Cadastre seu e-mail para novidades

Copyright 2016 Dedalus. Desenvolvido por Agência WEBi