Vagas adota nuvem como recurso para agregar ao negócio

Adquirir novos datacenters para ter alta disponibilidade ou migrar totalmente para a nuvem? Essa foi a escolha do Vagas quando tomou a decisão de adotar cloud computing com o provedor Amazon Web Services (AWS).

O Vagas é uma empresa de tecnologia que tem como objetivo conectar candidatos a vagas com as empresas anunciantes de oportunidades de trabalho.  Na opinião de Edson Benites, especialista em Segurança da Informação e Infraestrutura do Vagas, a computação em nuvem não pode ser apenas como tecnologia. “Temos que olhar para cloud computing como um recurso de TI que podem agregar ao negócio, entender como funciona o ambiente na nuvem e como tirar o melhor proveito”, destaca.  

Quando decidiu pela migração, o próximo desafio foi achar o parceiro. “Nossa necessidade era a melhor condição financeira para o projeto, além de sanar dúvidas com relação à questão da conversão dos tributos de dólar para real”, comenta.

De acordo com o executivo, a Dedalus, além de ajudar tecnicamente, com o suporte adequado para não haver surpresa com a migração, foi a empresa que ofereceu a melhor solução. “O trabalho da equipe da Dedalus nos deu segurança pelos esclarecimentos prestados sobre todo o processo”, ressalta.  

O trabalho da Dedalus se baseou em analisar a estrutura e apontar o que levar para o ambiente de AWS, com atenção a detalhes bem específicos. “Tínhamos máquinas que deveriam ir para nuvem em sua totalidade, com todas as informações e a Dedalus ajudou a escolher o melhor caminho para que quando houvesse qualquer problema, ele fosse corrigido rapidamente”, descreve o executivo. 

O resultado é disponibilidade total para o cliente e possibilidade de aumento da capacidade sempre que necessário. “Não precisamos fazer aquisição de equipamentos robustos, o nosso custo é em relação à demanda. Sem falar na disponibilidade para o cliente que conseguimos com AWS. Isso foi decisivo no processo”, explica Benites.

Segurança

Como especialista em Segurança da Informação, Benites entende que é preciso sempre equilibrar os dois lados: a melhor infraestrutura para a empresa e a segurança dos dados. Em sua opinião, há um mito sobre onde estarão disponíveis essas informações, uma incerteza com relação ao ambiente. “É uma questão que se entende com o tempo, porque é possível criar sua segurança dentro do ambiente, por meio de recursos que blindam a plataforma. Confidencialidade, disponibilidade e integridade não são problemas no ambiente AWS. A disponibilidade, muitas vezes, é deixada de lado por conta de recursos”, completa. 

Perguntado sobre um conselho que daria para empresas que pretendem adotar a nuvem, o executivo respondeu: “A equipe deve estar preparada, é preciso desapegar do modelo que usa e abrir os olhos para enxergar os benefícios de ser algo totalmente diferente”, conclui. 

Conheça mais sobre o projeto no vídeo: 

Cadastre seu e-mail para novidades

Copyright 2016 Dedalus. Desenvolvido por Agência WEBi